Fig 1 - Dries Van Noten Spring Summer 2021
Já dizia Goethe:
“De que adianta olhar sem ver?” (Teoria das Cores, 1810).
Este comentário persiste no tempo pois há nítida diferença entre o conhecimento do conceito do que se vê e a capacidade de transformar o ato de olhar em dado perspectivo integral (que depende de percepções ampliadas e mais sensíveis para ser realmente absorvido).
Quando trazemos essa análise para falarmos de nossa percepção da imagem a partir da cor - elemento tão poderoso em nossa comunicação pessoal e grandioso estímulo para as sensações - passamos a ter nossa visão transformada
Cores e sentimentos não se combinam ao acaso nem são uma questão de gosto individual - são vivências comuns que, desde a infância, foram ficando profundamente enraizadas em nossa linguagem e em nosso pensamento.
LABORATÓRIO DE CORES
Fig.2 - Efeitos da Interação
A palavra-chave desta
proposta de ensino é interação
O que se vive, o que se sente, o que se pensa, vai para o outro, vem do outro, sente-se no outro e não poderia ser diferente. Inclusive, a depender das cores de nosso cenário a sensação é específica, as cores atuam diretamente em como nos sentimos.
Com o auxílio de grandes pesquisadores e a experiência de cinco anos deste curso, esclareceremos por que isso é assim. Nossa intenção é oferecer bases para compreender seus desconfortos e ambições, ensinar a estimular ou apaziguar questões emocionais e motivar o uso de diferentes combinações a partir de determinados acordes cromáticos.
Essa construção acontece por meio de vivências nas quais o conhecimento é validado por meio das sensações que as práticas propõem.
PROGRAMA
Por meio de um método exclusivo, que busca ampliar a compreensão sobre o significado da COR, estimulamos a analisar os diferentes efeitos da cor na vestimenta e sentí-la a partir de seus aspectos: teórico (aquele que imprime determinado ruído ou harmonia cromática em sua imagem); psicológico (aquele que depende das referências pessoais de quem observa) e sensorial (aquele que depende dos contextos pessoais e da vibração de quem a usa).
Entre os assuntos abordados estão:
01
O estímulo da cor. Seus reflexos emocionais e fisiológicos
04
Como acalmar ou estimular características de personalidade por meio das cores
02
A mensagem e o efeito das cores na aparência e na personalidade
05
A cor na comunicação e seu valor como linguagem visual
03
A interação da cor e sua capacidade de modificar a conduta ótica
06
O uso de acordes cromáticos na produção de moda
A cor produz sobre a alma humana um efeito específico, sempre definido e significativo, que se radica intimamente na esfera moral e considerada como elemento de arte, pode colocar-se a serviço dos mais elevados fins estéticos."
- GOETHE
Letícia Becker
É através de teorias de linguagem, semiótica, design e arte que Letícia Becker constrói os seus trabalhos como consultora de moda e estilo - para pessoas e marcas - ajudando suas clientes a se reconhecerem para se comunicarem. Atua com atendimentos individuais, palestras, treinamentos empresariais, mentorias personalizadas e consultoria de moda e styling para varejo e editoriais. Letícia também possui um perfil profissional estabelecido e produz conteúdos para marcas, no qual propõe discussões e reflexões que vão além do ato de vestir. Para ela, o estilo reflete uma relação mais profunda sobre identidade. Com experiência de mercado, entre os cursos próprios e em instituições de ensino, possui mais de 300 alunos formados.
Valéria Brito
Artista autodidata, curiosa e plural. Explora sua diversidade artística a partir de diferentes fontes como murais, estamparias, telas, memorabília e colagens. Suas criações partem de um olhar feminino, abrigando todos os seus ciclos, passando pelo lunar, climático, planetário e até mesmo o menstrual. Sua ousadia aliado a sua essência mexicana trazem um sentido único às ressignificações que a artista traz em suas obras que são naturalmente femininas e sensuais.